A BYD Brasil anunciou um novo plano de expansão na Bahia, confirmado neste sábado (20) durante reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Além do aumento da produção de automóveis, a empresa iniciou a montagem de uma unidade dedicada à fabricação de baterias para carros elétricos, fortalecendo a cadeia produtiva no estado.
Segundo o secretário da SDE, Angelo Almeida, a escolha da Bahia pela montadora reforça o potencial estratégico do estado. “A BYD é hoje a maior companhia global na fabricação de carros elétricos. Ela tinha inúmeros lugares para escolher e nosso estado foi o eleito. Isso é resultado do trabalho liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues, com apoio do ministro Rui Costa e do presidente Lula”, destacou.
O presidente da BYD Brasil, Tyler Lie, ressaltou a importância do apoio governamental e explicou que a produção de peças no Brasil requer etapas graduais de desenvolvimento. “Já começamos a montagem da fábrica de baterias, que demanda maior desenvolvimento tecnológico e máquinas muito mais avançadas”, afirmou.
Com investimentos que já superam R$ 5 bilhões, a expectativa é que a expansão da BYD gere empregos, tecnologia e novas oportunidades na indústria automotiva, consolidando a Bahia como referência nacional em mobilidade elétrica.
