O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem se encontrar pessoalmente pela primeira vez na próxima semana, durante a abertura da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. O evento acontece entre os dias 22 e 24 de setembro.
O Brasil, como ocorre tradicionalmente desde 1955, será o primeiro Estado-membro a discursar na abertura do Debate Geral. O pronunciamento de Lula está previsto para a manhã de terça-feira (23), logo após as falas do secretário-geral da ONU, António Guterres, e da presidente da Assembleia, Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha.
Na sequência, será a vez de Donald Trump discursar. Por sediar a ONU, os Estados Unidos costumam ser o segundo país a falar. Dessa forma, é possível que Lula e Trump se encontrem nos bastidores antes de seus pronunciamentos.
O encontro, ainda que breve, ganha relevância em meio ao momento de tensões diplomáticas, após recentes ameaças vindas dos Estados Unidos contra instituições brasileiras.
